sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Como melhorar a comunicação interna?

Parafraseando Ricardo Guimarães(Thymus Branding) "comunicação é um exercício de identidade", e se você quer melhorar a comunicação com o seu público interno é preciso estruturar sua identidade. Saber o que a sua empresa é, quais as suas características, o que deseja para o futuro, quais os seus valores e como pretende chegar lá.
Organizações são sistemas vivos, e não mecânicos. Não adianta pensar que eles vão funcionar como um "reloginho". Segundo Marlene Marchiori "É preciso ter em mente que são as pessoas que tornam o processo viável por meio da comunicação entre os diferentes indivíduos e níveis, por meio da expressão, diálogo, informação, compartilhamento de expectativas, ou seja, por meio de seus relacionamentos"(Cultura e Comunicação Organizacional).
A maneira, portanto, de abrir canais de comunicação, informar e promover o diálogo com seus colaboradores vai depender do tamanho da sua empresa, dos recursos disponíveis, da cultura organizacional, e também das "habilidades comunicativas" do grupo ou dos diferentes grupos de colaboradores ou público interno que interagem ou impactam a sua organização.
Em uma micro ou pequena empresa, por exemplo, é possível usar ferramentas simples de comunicação, como quadros de aviso, reuniões, jornal mural, etc. Você pode também consultar um Relações Públicas, que é o profissional com conhecimento necessário para lhe orientar como melhorar o seu processo comunicativo.
Em empresas maiores é indicado que você contrate a consultoria ou o profissional para gerenciar o processo de comunicação. Apesar do RH ser o responsável direto pelo alinhamento estratégico da organização com os colaboradores, e ficar responsável pelo seu desenvolvimento social e profissional , é o Relações Públicas quem pode estabelecer as melhores formas e os melhores meios de promover uma comunicação assimétrica e estratégica entre a organização e este público. Além disso, com a nova configuração de trabalho que se estabelece cada vez mais nas organizações, o público interno de uma organização pode não ser mais composto somente por seus funcionários, mas também por consultores, terceirizados, fornecedores internos etc. E, este público, impacta a organização tanto quanto os colaboradores, e não podem, nem devem ser esquecidos no processo de comunicação interna.

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